Com três unidades em Florianópolis, o CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONVIVÊNCIA, atende crianças de 0 a 6 anos, atuando desde 1980, sob a Direção de sua fundadora Raquel Noronha.

A Escola oferece um diferencial em atendimento, oferecendo ambientes amplos, modernos e cuidadosamente preparados para estimular o desenvolvimento das habilidades de crianças de 0 a 6 anos, contando com a melhor equipe de profissionais especializados em Educação Infantil  que garante a educação  de qualidade para quem está sempre em crescimento.

Nosso passado ajudou a construir vitórias e vencedores, o que nos tornou referência de educação de qualidade na região.

Hoje, com mais de três décadas de história, a equipe de professores e profissionais da área completam uma grande família empenhada em formar cidadãos críticos e criativos.

Proposta Pedagógica:

  • Temos como proposta pedagógica a concepção sociointeracionista, que vê a criança e o jovem como um ser tão biológico quanto social, ou seja, acreditamos no desenvolvimento através da interatividade com um universo rico em cultura, ética, respeito, transparência, alegria, qualidade, inovação e sustentabilidade.
  • Proporcionamos aos nossos alunos um ambiente que privilegia o “ser criança”, o lúdico e o prazer de aprender.
  • Nesse contexto, entende-se por educadores todos aqueles que fazem parte do quadro de funcionários da nossa instituição, os quais também se desenvolvem, crescem e se formam.
  • Nossos colaboradores têm o papel de mediador da interação aluno-meio.
  • A formação de um vínculo afetivo entre educadores e educandos estabelece uma relação de confiança e segurança, firmando sentimentos positivos para a aprendizagem.
  • Baseamos nosso trabalho na teoria de Lev Vygotsky, que recorre a infância como forma de poder explicar o comportamento humano, tendo como eixos norteadores: o brincar, interagir e comunicar.

Berçário:

Estudos atuais comprovam que o bebê ainda muito antes de alcançar a palavra, já absorve de forma intensa toda explosão de sentimentos dos adultos que o cercam, e suas experiências com os pais, ou das pessoas com as quais convive.

Estas pessoas estabelecem uma motivação mental que contribuirá para o processo de desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Desde o seu primeiro instante de vida, absolutamente nada é “neutro” para um bebê.

Dentro desta visão, proporcionamos todas as situações que envolvem como exemplo, o olhar que transmitimos, a forma como é tocado as palavras que o acolhem e motivam a plenitude multi sensorial, aprendizagem esta que é desenvolvida no ritmo de cada criança.

Oferecemos três níveis de berçário em salas diferenciadas, procurando agrupar os recém nascidos, os que estão engatinhando e aqueles que começam a caminhar, sempre com o olhar atento de toda a equipe, quanto ao processo educativo, mas sobretudo, respeitando cada criança quanto aos avanços nas áreas evolutivas do desenvolvimento infantil.

Contamos na nossa equipe pedagógica com uma fisioterapeuta que estimula a motricidade, uma nutricionista e também uma professora de música.

Temos certeza de que no lugar das palavras que elas ainda não definem, o amor é a tônica dessa relação.

  • De 1 – 2 anos

Depois de um ano até quase 2 anos de idade, a criança já estranha e não consegue elaborar um raciocínio para compreender o que significa a escola, o que está fazendo lá e principalmente que os pais continuem a existir mesmo quando não estão diante dos seus olhos.

Por isso é preciso ter muita tranquilidade e confiança na sua escolha.

  • À partir de 2 anos

A partir dos dois anos de idade realizamos um trabalho curricular de desenvolvimento social e cognitivo, com estímulos específicos na área de coordenação motora ampla e fina, vocabulário e atividades em grupo.

  • Faixa dos 3 anos

A faixa etária dos três anos contempla nas habilidades do censo comum, realizando um trabalho específico na área de coordenação motora fina, visualização e representação gráfica informal da proposta pedagógica, atividades em grupo, ampliação do vocabulário e leitura de mundo.

  • Faixa dos 4 anos

Apresentamos os temas de forma visual e posteriormente o início da representação gráfica formal (escrita), sempre fazendo com que os alunos percebam a relação entre a aprendizagem escolar com o meio social.

  • Crianças de 5 – 6 anos

Com maior autonomia e maturidade cognitiva e social, as crianças nessa faixa etária passam a construir uma aprendizagem mais formalizada, ampliando os temas nas diversas áreas do saber, sendo estimuladas ao desenvolvimento amplo das suas potencialidades, principalmente na área de leitura e escrita, com uma amplitude de estímulos ligados as demais disciplinas, buscando desenvolver o raciocínio lógico e a realização das atividades propostas.

Colônia de Férias:

Uma opção alternativa para os pais que não querem deixar seus filhos sem uma ocupação produtiva durante o período em que os pequenos estão sem aulas, é deixá-los na nossa COLÔNIA DE FÉRIAS. A nossa colônia é realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Julho, com atividades lúdicas e educativas, como gincanas, artes, culinária, jogos, passeios e contação de histórias. Além do caráter pedagógico, dispomos de profissionais habilitados para trabalhar com o público infantil e que fazem uma programação especial para cada aventura, proporcionando um ambiente harmonioso e repleto de brincadeiras significativas.